Grupo ½ Dúzia de 3 ou 4 transforma até o fim do mundo em música neste sábado em São Carlos

*matéria (versão sem edição) que escrevi como colaborador para o jornal Primeira Página – publicada hoje.

Como parte das atividades do MACACO (Movimento Artístico e Cultural do CAASO) o grupo paulistano ½ Dúzia de 3 ou 4 apresenta o show “Tudo se Torna” no SESC São Carlos neste sábado às 16h. O grupo apresenta um show performático com boas músicas, letras inteligentes e divertidas que consegue problematizar temas do cotidiano, divertir e interagir com o público ao mesmo tempo. No repertório músicas do primeiro CD “Tudo se Torna” e do trabalho mais recente “O Fim está próspero {Trilha sonora (oficial) do fim do mundo}”. Grátis.

Grupo 1/2 Dúzia de 3 ou 4

Integrante das atividades do MACACO (Movimento Artístico e Cultural do CAASO – http://macacaaso.blogspot.com/) 2010 o grupo paulistano ½ Dúzia de 3 ou 4 se apresenta no Espaço Sabatina do SESC São Carlos neste sábado com o show “Tudo se Torna”.

Criado há um pouco mais de 3 ou 4 anos, o ½ Dúzia iniciou suas atividades com a proposta de realizar um trabalho autoral na composição de crônicas musicais passeando de forma competente por vários gêneros musicais com um discurso crítico e bem humorado.

Em 2007 o ½ Dúzia de 3 ou 4 se apresentou em São Carlos na primeira edição do Festival Contato ainda sem lançar seu primeiro CD, mas obteve uma boa repercussão de público e crítica. Em 2008 o grupo lançou seu primeiro CD, o conceitual “Tudo se Torna” o qual tinha como mote a máxima de Lavoisier – “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” – para mostrar que também na arte “tudo se torna”. Nesse trabalho o ½ Dúzia apropriava-se de fragmentos ou ideias de outras músicas para “vir a ser” outra música (como em “Tom Zé é pai”; “Pô, Christina!”; “Introdução”, “Sem Pedir Licença”, entre outras). Afirmando, dessa maneira, a identidade polifônica do grupo. O CD (e o encarte) está disponível para download na íntegra no site do grupo (http://www.meiaduziade3ou4.com/) e o seu formato físico vem dentro de uma bolsa ecológica.

Agora o ½ Dúzia de 3 ou 4 inicia o lançamento do seu mais recente trabalho, intitulado “O Fim está próspero {Trilha sonora (oficial) do fim do mundo}”. Onde brincam com as teorias apocalípticas que afirmam que o mundo acabará em breve. Segundo eles, o cd fica pronto só em 2012, mas a partir de abril de 2010 a cada dois meses será colocado uma música nova para download no site até dezembro de 2011, para não correrem o risco de o mundo acabar e o CD não ser lançado. Junto com as músicas é lançado também um videoclipe para cada música e um ringtone para celular. Já foram lançadas 3 músicas, duas com participações especiais de grandes nomes da música brasileira. Uma conta com participação de Tom Zé e a outra com a de André Abujamra.

Com boas músicas, letras inteligentes e divertidas, o ½ Dúzia destaca-se com seu show performático sem personagens ou vozes principais e que consegue problematizar, divertir e interagir com o público ao mesmo tempo. De certa forma se assemelham àqueles que assumem com orgulho serem suas influências. Os quais podemos identificar, em boa medida, a Vanguarda Paulista, talvez um pouco da tropicália, mas com certeza muito Tom Zé, a quem o grupo chama de “pai” em uma das suas canções. E além dos brasileiros podemos notar também que os hermanos do grupo argentino Lês Luthiers influenciaram o ½ Dúzia.

O som e o bom desempenho de palco do ½ Dúzia, com todas essas influências somadas às particularidades de cada músico, nos faz lembrar um texto do Arrigo Barnabé sobre o Itamar Assumpção (no encarte do CD “Preto Brás” de 1998 de Itamar Assumpção) onde ele afirma que Itamar conseguia usar uma embalagem industrial e desvincular o seu sentido de mercadoria, da mesma forma que uma dona de casa transforma uma lata de óleo usada em vaso de flor.

O ½ Dúzia de 3 ou 4, mesmo hoje quando a embalagem mostra-se como grande trunfo da Indústria Cultural, mostra-se como parte de um grupo de poucos artistas que podem transformar latas vazias em vasos de flores.

Serviço: ½ Dúzia de 3 ou 4 – Tudo se Torna
Onde: SESC São Carlos – Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim Gibertoni
Dia: 18/09 (sábado)
Horário:16 horas
Grátis

Anúncios
Esse post foi publicado em Matéria, Publicações e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Grupo ½ Dúzia de 3 ou 4 transforma até o fim do mundo em música neste sábado em São Carlos

  1. Bonfogo disse:

    … Estética para o cotidiano!

  2. Pô! Baita agradecidos, André!

    1/2 Dúzia de beijos! Nóis 8.

  3. Pingback: Tweets that mention Grupo ½ Dúzia de 3 ou 4 transforma até o fim do mundo em música neste sábado em São Carlos | Romances Urbanos -- Topsy.com

  4. Tonh' Torto disse:

    Vale a pena ir pessoal, aposto que vai tá uma maravilha de show, esse pessoal arrasa :D, pena que é longe demais pra eu ir…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s